quarta-feira, 27 de abril de 2011

30

O Selo, o Cordão e o Cajado


Judá um dos 12 filhos de Israel (Jacó) faz uma barganha com uma prostituta cultual pois o mesmo não tinha como lhe pagar naquele momento, entao ela pede um penhor (SELO, CORDÃO E O CAJADO), que ele concede com a promessa de depois lhe enviar um cabrito.
Com esta passagem tiramos algumas lições para nossa vida hoje, e aprenderemos como o inimigo continua agindo em nossas vidas hoje.

O DIABO VAI TENTAR NOS ENGANAR TIRANDO O MAIS IMPORTANTE PARA NOSSA VIDA.
Tamar sua nora tirou suas vestes de luto e se vestiu como prostituta, era custume as prostitutas cobrirem o rosto como indentificação. (GN 38.14) , Judá não a reconhecendo deita se com ela.
Veja como a ação do diabo ainda continha a mesma até os dias de hoje.
Ele faz uma camuflagem na tentação para nós enganar, após ter-nos enrolado em suas tramas ele nos tirar o nosso penhor ou seja o que temos de maior valor ( a comunhão com Deus).
Tamar pede lhe o SELO (Espírito Santo - II Co 1.21-22) quando o diabo faz com que pequemos o primeiro que se afasta de nós é o Espírito (SELO), nos primórdios da História principalmente os homens importantes tinha um SELO para sua identificação, este SELO era uma espécie de anel, porém a diferença é que ficava pendurado no pescoço por um CORDÃO , quando falamos de CORDÃO, neste sentido nos referimos a (base/estrutura), quando Tamar pede lhe o CORDÃO (Base) no sentido espiritual quando pecamos o diabo, além de arrancar o SELO (Espírito Santo) também tira o CORDÃO (Base Bíblica/Doutrinaria) e alegria do Espírito e sem estrutura na Palavra.
Tamar pede lhe por ultimo o CAJADO (Autoridade) o significado para este instrumento no antigo testamento era a autoridade, quando Deus envia Moises ao Egito para livrar o seu povo o mesmo faz diversos sinas com o cajado “Ex. 4.3” demonstando assim a autoridade, da mesma maneira com que os reis da antiguidade usavam o Cetro. Por ultimo o diabo após pecarmos tira-nos tambem a autoridade.

Por isso cuidado com o que voce está colocando em jogo pelo pecado , Judá não deu valor assim como Esau não valorizou a sua primogenitura a trocando por um prato de Lentilhas, Juda ficou sem indentificação, sem base biblica ou seja sem a palavra de Deus para o instruir e sem a autoridade concedida por Deus.

Coloque na balança vale apena perder tudo isto por alguns minutos de prazer na carne?
A escolha é sua.

Referência : Genesis 38.18

30 comentários:

  1. Muito bom Estudo, me ajudou muito par elaboração de um sermão

    abraço forte

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo a ação de Tamar, sendo pelo diabo pelo contrario Deus tinha uma promessa para Israel e tinha que ser cumprida mas os filhos de Judá morreram e ele fico comedo de dar o terceiro e ultimo filho para ser esposo de Tamar então como a Descendência iria prosseguir o único jeito era se deitar com Judá e assim cumprir a promessa de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deus matou os filhos de tamar.... fkdik

      Excluir
    2. Verdade e ainda ela n estava errada , pois como lei ela poderia se deitar com o sogro ou alguns dos cunhados.

      Excluir
  4. Eu fico firme com minha familia, minha mulher por causa desta palavra, o mundo traz muitas tentaçoes e devemos ser fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ler caralho.. depois vc comenta.... em nenhum momento ela se ofereceu, ele q achou q ela era puta e ofereceu pagamento a ela. o grande Davi das doze tribos reconheceu o erro dele. quem é vc pra dizer que ela que está errada.

      Excluir
    2. A pergunta é:
      Por que Judá é então perguntou sobre ela depois de ter relação sexual a chamando de prostituta Cultual ou Sagrada? Naquela época as mulheres que se assentavam na porta da cidade ou na porta das suas casas com o véu sobre seus rostos eram consideradas prostitutas e prostitutas cultuais, não digo que foi culpa dela mas realmente ele achou que ela era um prostituta e depois de ter tido relações disse que era Cultual e não foi atoa.
      Pv:7, Rs 14:24, 2Rs:23:7
      Forte abraço!

      Excluir
  5. Perfeita interpretação,que o Espírito Santo continue iluminando

    ResponderExcluir
  6. Perfeita interpretação,que o Espírito Santo continue iluminando

    ResponderExcluir
  7. ainda que não foi o diabo mais Deus permitio que juda passasse por isto por falta de de nao vijia ele çabia que a jeracao tinha que continoa na estoria tanto que ele não revidou e aceitou a situação sem força e cem autoridade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ingual a istoria do pofreta Ló que teve que tramsar com sua filhas porque Deus quis.

      Excluir
  8. ainda que não foi o diabo mais Deus permitio que juda passasse por isto por falta de de nao vijia ele çabia que a jeracao tinha que continoa na estoria tanto que ele não revidou e aceitou a situação sem força e cem autoridade

    ResponderExcluir
  9. Perdoe-me queridos, mas a interpretação deste difícil texto deve considerar as leis e costumes da época! Pela lei do levirato, Judá estava sendo injusto, pois certamente estava culpando Tamar pela morte dos seus filhos e queria preservar o mais novo. Tamar usou de astúcia, mas não esqueça que Jacó também usou de uma ética não convencional para adquirir sua primogenitura. Na verdade, Judá não perdeu o selo, nem nada, mas penhorou para Tamar! O Espírito Santo também não nos foi dado como possessão, mas como penhor! Ela tinha, por direito, a herança. E o reino de Deus é tomado por esforço, e o herdam quem se esforça para se apoderar dele. Fique aí esperando sem nada fazer e não receberá nada, ainda que Cristo tenha conquistado tudo para nós! Ele nos deu o Seu selo (Espírito) e cajado de autoridade (fé)! Tamar não está relacionada com o mau, ainda que não seja israelita, mas se tornou, assim como Raabe uma das ascendentes do Senhor Jesus na linha davídica. Note que Perez (Phares ) é um dos ascendentes! Esses registros, ainda que como sombras, falam da nossa experiência e herança no Senhor Jesus. Pr. Charles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso sim é uma interpretação coerente. obrigado Deus por enviar alguém que realmente se esforça para entender sua grande obra. livre- nos dos ignorantes, Amém.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Irmã, entendi o que quis nos transmitir , mas o exemplo ser Tamar discordo. Era Judá quem não cumpriu a lei com a mesma. Existia um propósito muito maior que a lei, já preparado pelo Senhor, desde o momento que o mesmo poupou a vida de José junto a seus irmãos, uma vez que Deus o tornaria grande diante de seus irmãos e Rúben perderia a primogenitura. Tamar é a primeira mulher a ser citada na genealogia de Cristo, bem temos Sara, Rebeca, Raquel e Lia, porém o Espírito Santo quis que fosse ela a primeira a ser citada. Creio que tudo coopera para os que amam ao Senhor, e ela foi movida por Deus ao que fez. Sua atitude a levaria a morte, mas como o Senhor achou nela condições para atuar e precisava resgatar Judá a usou. Note Judá estava tão perdido em tudo que estava fazendo que foi morar com um estrangeiro, seu amigo casou-se com uma estrangeira e não conseguiu levar seus filhos no caminho do Senhor, tanto que nosso Deus não podia permitir tal mal no meio de seu povo. Judá já tinha perdido o Espírito Santo, a fé e sua autoridade e Tamar foi quem remiu. Judá carregava símbolos, mas por dentro não havia mais nada. Graça e paz

    ResponderExcluir
  11. Tem nada a ver com diabo aí, Tamar estava apenas procurando justiça, o que aconteceu com os filhos de Judá foi consequências dos erros e desobediência, pregação sem discernimento é confusão

    ResponderExcluir
  12. Adorei vou aplicar na minha mensagem

    ResponderExcluir
  13. Não podemos esquecer que na época desse acontecimento não existia o livro de Gênesis, hoje sabemos que pelas interpretações e discernimento que Jesus viria da linhagem de Judá. Mas será que ele tinha noção disso? Acredito que não. As coisas iam acontecendo e sendo registradas.
    Concordo com quem disse que é Judá foi injusto. Não cumpriu a lei do Levirato.
    Toda ação, seja qual for terá uma reação. Tudo o que fazemos nesta Terra, Seja bom ou ruim teremos consequências.
    Se lermos o capítulo anterior,Judá quem teve a idéia de vender José. E criou toda aquela situação. A história de José é interrompida para falar justamente da derrota da família de quem? De Judá. Acredito que o texto do capitulo 38 do Gênesis é um alerta a quem lê. "O que o homem plantar,isso ele colherá ". Mas Deus é misericordioso e o de abunda o pecado, superabunda a GRAÇA. E enviou seu filho na geração de Judá. Note também que no capítulo 44 Judá se coloca comó fiador de seu irmão. A lição foi válida, houve arrependimento.
    Ione GSR

    ResponderExcluir
  14. Min foi muito útil, pois tinha a curiosidade.

    ResponderExcluir
  15. Nunca subestima o diabo e também não tenha medo dele. A única coisa que devemos evitar e fugir É o pecado.

    ResponderExcluir

A Paz do Senhor!
Fique a vontade para comentar,expressar sua opnião...
Deus abençoe grandiosamente...
VOLTE SEMPRE :)