sexta-feira, 5 de agosto de 2011

0

Cuidados com os pés

Os pés são a parte mais baixa do corpo, porém não as menos importantes – sua função é apoiar e equilibrar o corpo sobre o solo. Estas são funções bem difíceis, pois precisam carregar o peso do corpo e mover levá-lo à toda parte. Assim, é a peça fundamental do processo de locomoção do homem… Sua estrutura interna  lhe permite atuar como um suporte ou pedestal para o corpo, ao mesmo tempo em que é um “sistema de alavancas de impulsão e relaxamento – ou ainda amortecedor de impacto” para que aconteça o ato de caminhar, correr, saltar… Por estar “longe dos olhos, talvez seja uma das partes vitais do nosso corpo mais negligenciados – apesar disso, eles continuam cumprindo todas as terefas que lhe são impostas – sob as mais diferentes condições -  Apesar de sua “valentia e perfeição” – muitos problemas podem ocorrer com os pés, como calos, insensibilidade, bolhas, dor no calcanhar, tinea (fungos), verrugas, odor ou ainda rachaduras no calcanhar… além de muitos outros mais graves como Joanetes, problemas decorrentes de diabetes…
Veja como tratar seu pé com cuidado e como ter alívio em alguns problemas mais comuns.


1. Mergulhe os pés em água quente em torno de 10 a 15 minutos, pelo menos uma vez por semana. É útil para a circulação sanguínea dos pés, Provoca um bom relaxamento amaciam a pele e diminuemas tensões de um dia “cansativo”, por caminhasa, escadas, ficar em pé…

2. Corte as unhas em um comprimento adequado –  não deve ser muito curtas, pois você 
pode ter problemas de unhas encravadas – Nem muito longas que fiquem pressionando os dedos nos calçados.

3. Para eliminar a  insensibilidades e manter a saúde dos pés, uma boa proteção é a retirada de células mortas dos pés – assim como peles ao redor das unhas, um polimento, uma esfoliação geral uma vez por semana, são meios de manter os pés bem saudáveis.

4. Hidrate os pés com um creme cerca de 10 a 15 minutos por semana. Uma máscara e massagem com creme hidratante ao redor do pé, entre os dedos e calçanhar é extremamente importante pelo menos uma vez por semana.

5. Ao se expor ao sol, não esqueça dos pés e utilize protetores solares para protegê-los de queimaduras. cuide também de  queimaduras nos pés na praia, ao pisar em areia quente.

6. Se você trabalha sentada, evite manter as pernas o tempo todocruzadas, pois pode dificultar a circulação. Procure mexer os pés e pernas a cada meia hora.

7. No seu pé, existem cerca de 250.000 glândulas sudoríparas. Chulé ocorre a partir de bactérias e de reacção das glândulas sudoríparas. Especialmente, se você usar sapatos úmido ou abafados de materiais sintéticos e sem palmilha de proteção para absorver o suor.  – Para evitar esse problema, IMPORTANTÍSSIMO mudar seus sapatos para todos os dias, limpar, arrejar e em alguns casos e expor ao sol. Assim, asseados eles podem proteger o crescimento de  bactérias. Se você tiver que usar meias, estas devem ser de materiais de qualidade e agradáveis ao tato e de fácil ventilação à pele enquanto estiver vestida. Nunca coloque a mesma meia de um dia para o outro, sem lavá-la com sabão neutro. Se tiver problemas de cheiros, existem ótimos pós com proteção à fungos – também alguns produtos em spray – use todos os dias.

Calcanhares rachados
Causas mais comuns de calcanhar rachado é o peso e falta de hidratação da pele. O fato de caminhar e correr por muito tempo com calçados inadequados também pode provocar rachaduras. Esse problema pode via a ser estremamente dolorido, tornar difícil os movimentos além do aspecto desagradável. Para o calcanhar rachado, um hidratante adequado ao tipo de pele, pelo menos tr~es vezes ao dia, em torno de sete dias pode-se notar melhoras…  Ácido lático, ácido salicílico e uréia são ingredientes ativos necessários ao creme para calcanhar rachado.

Fisioterapeuta Maribel Schmitt Fontoura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Paz do Senhor!
Fique a vontade para comentar,expressar sua opnião...
Deus abençoe grandiosamente...
VOLTE SEMPRE :)