quinta-feira, 30 de junho de 2011

0

Maturidade para amar

Toda intimidade tem o seu preço de responsabilidade

Algumas pessoas não entendem muito bem o que realmente representa o período de namoro e sua importância na vida de dois jovens cristãos. O namoro prepara “adultos”, um homem e uma mulher, com bom nível de maturidade, para um futuro convívio a dois. A questão aqui não discrimina idade, mas maturidades espiritual e emocional.

Para entender melhor, é como se Deus trabalhasse com um semáforo. Se uma moça ou um rapaz traz dentro de si sentimentos de ciúme e insegurança, o sinal de Deus está vermelho, e a resposta é NÃO. O Pai ama seus filhos e sabe que um relacionamento sem estrutura só produz um resultado: traumas. Quando dois jovens se esforçam para ser “santos”, buscando no Senhor a pessoa certa, o sinal fica amarelo. Ele está dizendo para esperar. Isso não significa que estão prontos, mas, por terem dado liberdade para Deus de agir, Ele então trabalha para unir.

Por essa razão que é tão importante o casal de amigos, que mantém um bom ritmo de comunicação e que pretende namorar, se unir, primeiro, em propósito de oração e jejum, para ter de Deus o sinal verde. Quando um rapaz e uma moça entram em oração para saber a resposta do Senhor, estão honrando Ele. Isso faz toda a diferença.

Embora o desejo de ambos seja tornarem-se íntimos, a liberdade no aspecto físico e sexual não é permitida por Deus. A relação sexual está destinada a pessoas casadas (Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tessalonicenses 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1Coríntios 6.15-20; 1Timóteo 5.22; 2Timóteo 2.22).

O período de namoro é um tempo de conhecimento da alma, do coração, nunca do físico. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Na maioria das vezes não é fácil. É uma questão que exige disciplina própria e vigilância constante. É um período onde a comunhão espiritual é fator primordial. Quanto mais próximos os dois estiverem de Deus, mais próximos estarão um do outro.

Saber a hora certa para um beijo ou um abraço mais apertado fica a mercê do que o Senhor determina dentro do relacionamento de cada casal. Sabe-se, porém, que um casal de namorados cristãos tem Deus sempre em primeiro lugar em suas vidas. As vontades, emoções e mentes estão sempre no plano dEle. O corpo físico sempre está sob controle.

Infelizmente, muitos namoros cristãos estão fora do padrão de Deus. O espírito se apresenta fraco gerando uma sensibilidade espiritual cauterizada. Não se escuta a voz do Espírito porque a carne está sendo alimentada, as emoções e vontades, descontroladas. O físico veste a sensualidade. Ora, todo casal de namorados deseja um carinho. O que deve ser evitado são os exageros. Existe uma diferença de um beijo de um casal de namorados e um beijo de um casal de cônjuges. Assim também há diferença nos abraços de namorados para um abraço caloroso de marido e esposa.

Avanços físicos só frustram o relacionamento, pois irão provocar desejos sexuais que não podem ser satisfeitos devidamente antes do casamento. (1Tessalonicenses 4.3-8; 1Coríntios 7). Estar em atividades com outros jovens, fazendo atividades divertidas, sempre é uma boa opção. Envolver-se com amigos é bastante gratificante.

É importante observar, nessa fase, a relação da pessoa com Deus e os hábitos dela e dos pais. Nunca se deve casar para desfrutar do sexo, casamento não é apenas isso, muito mais está envolvido. Pense que casamento é para sempre, (Gênesis 2.24; Romanos 7.1-3; Mateus 19.6).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

3

Precisamos somente do Senhor.


De que adianta ter o mundo e suas riquezas, e não ter a Jesus ? Na verdade quem acha que tem, não tem é nada, porque o que precisamos é JESUS EM NOSSA VIDA, ai sim nos teremos TUDO.
As pessoas que não tem Jesus em sua vida sentem-se vazias, vivem na solidão... porque o ÚNICO que pode nos encher é Jesus, do que adianta ser conhecido ter uma saúde uma beleza exterior e não ter o amor verdadeiro de Jesus, a Paz, ter a face resplandecida com o Espírito dEle , ter a vida cheia de aparências, religiosidades e tradições mas estão tão afastadas de Jesus, pra que tanta mentira e falsidade, máscaras no rosto isso faz morrer por dentro ...
Peça a Deus para mudar seu interior ,arrancar toda sujeira, o vazio, o Senhor hoje vai preencher sua vida... Diga a Deus que você precisa dEle, necessitade dEle, que só ele é seu Salvador,sua Fortaleza, seu maior amor .. mais do que tudo, você precisa DELE só Ele é a fonte de vida .
Peça à Deus um relacionamento íntimo e sincero com Ele..
Querida (o) SÓ ELE TE DARÁ A VIDA ETERNA, tudo é passageiro mas JESUS É ETERNO. 

SE VOCÊ TEM JESUS, VOCÊ TEM TUDO !

terça-feira, 28 de junho de 2011

1

Namoro de cristão é coisa séria

Ponha os seus sentimentos diante do Trono de Deus !
Todo solteiro tem o desejo de namorar, o que é mais do que natural. Escolher um parceiro pensando em um futuro casamento, porém, parece não ser o alvo da maioria das pessoas.

Uma realidade que parece contrariar, e muito, o jovem “cristão” nos dias de hoje é começar um relacionamento de namoro visando o altar. Ora, é claro que ninguém é obrigado a casar com uma pessoa só porque começou a namorá-la, mesmo porque é no namoro e no noivado que o casal vai se conhecer no que diz respeito à amizade e à fidelidade, mas jamais com intimidade sexual. Essa está destinada por Deus para depois do casamento.

Para quem deseja um namoro feliz a dica dos céus é aprender a pôr os sentimentos diante do Trono de Deus. Quando um namoro é dirigido por Deus, não há sofrimento nem desespero porque as bênçãos do Senhor não são acrescentadas de dores.

O que tem frustrado muitos cristãos é o fato de viver se alimentando das coisas da carne, por essa razão, é claro, qualquer sacrifício do espírito se torna um fardo insuportável. Muitos se entregam a intimidades no período de namoro e noivado porque não suportam as pressões da carne.

O organismo de uma pessoa que só come gorduras, doces e frituras constantemente é bem diferente daquele que come legumes, frutas, cereais, laticínios, e carne magra. Assim também funciona com o espírito. Se uma pessoa tem como alimento principal somente literatura secular, música secular, e programação secular em sua vida, e a Bíblia fica para quando houver um tempo, certamente a fraqueza de seu espírito é gigante.

A temperança é a chave da felicidade do ser humano. O homem não é espírito, mas carne. Dessa forma se torna impossível que viva em espírito 24 horas. Nada o impede de ler revistas, jornais e livros seculares, assim como assistir a filmes, peças de teatro, musicais, entre outras programações, fora do cunho cristão, desde que tenha plena consciência de absorver somente aquilo que não danifique o seu espírito.

O grande problema é que o homem, devido à origem do pecado de Adão, ainda tem uma grande inclinação para o pecado. Por essa razão se sente constantemente tentado a desejar aquilo que é impuro e ruim para a sua vida espiritual.

A verdade é que não se pode excluir as coisas naturais desse mundo, porque se vive nele. A escolha do alimento, no entanto, está nas mãos de cada um. Há uma diversidade de opções para quem realmente deseja se aproximar de Deus. A literatura cristã hoje, assim como os filmes, as programações de TV, seja em canal fechado ou aberto, as peças teatrais, os musicais clássicos e populares, enfim , uma enxurrada de atividades, extremamente riquíssimas, que abordam assuntos dos mais diversos interesses, como amor, sexo, adolescência, juventude, casamento, vitória financeira, e tudo que engloba as dificuldades e conflitos do homem nesses dias, estão à disposição de qualquer pessoa. Deus dá o livre arbítrio para que seus filhos tenham liberdade de comer aquilo que desejam. Se a escolha de alguém é a pornografia, por exemplo, Deus não vai interferir.

Embora o Senhor saiba exatamente o que é melhor para o homem, jamais invade a sua privacidade, tamanho o amor e respeito que sente por aquilo que criou.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

9

A esposa de Jó


Os homens e as mulheres devem ser igualmente ativos na obra de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida.
Não podemos ser que nem a mulher de Jó que ao ver Jó prosperando, filhos, riquezas glorificava à Deus, mas quando Deus permitiu que Satanás pudesse ter  poder para atormentar a vida de Jó e assim provar qual a origem da sua fidelidade, quando Jó perdeu seus sete filhos e três filhas, onde o Fogo de Deus caiu do céu queimando as ovelhas e os servos, e assim consumindo seus bens, sua esposa, cujo nome não é apresentado, poderia ter sido a esposa modelo em todos os sentidos, cuidando da casa, ministrando ao seu marido enfermo, levando comida para ele em meio às cinzas, cuidando de suas feridas, se postando e adorando ao Senhor junto de seu esposo,enfim, sua esposa foi o contraste,esses bons atos não estão registrados, a ênfase está no marido e em seu sofrimento, e ela só aparece aconselhando-o a fazer o que Satanás queria, “então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre." ( 2:9) mas Jó mesmo em meio à essa tempestade logo repreendeu a mulher , “porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jô 2:10). Infelizmente a mulher de Jô só queria o bem de Deus, as riquezas, e quando se viu em meio à uma grande tempestade, ela não suportou , mas contudo Jó homem reto, íntegro e temente a Deus que se desviava do mal, foi firme continuou fiel ao Senhor, não blasfemou contra Deus.
A mulher de Deus tem que ser companheira servir ao mesmo Deus, confiar no mesmo Deus  e aguentar firme, Deus em sua Palavra diz “Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. (Eclesiastes 4:10), Jó não caiu pois era fiel ao Senhor mas sua esposa ao invés de ajudá-lo, ser uma esposa virtuosa, uma mulher de oração ela foi uma mulher rixosa , uma mulher na qual sua presença torna-se desagradável, na qual só  vive murmurando.
Temos que ser virtuosas, ajudar nosso esposo, ser companheira, temos que ser mulheres em que Deus venha achar graça de nós, que venhamos a ter comunhão com Deus, aceitar tanto os bens quanto o mal, sem murmurar, pois  se crermos que a Palavra de Deus é verdadeira , mesmo em meio a tempestades devemos nos prostar e adorar ao senhor assim como fez Jó, lançando-se sobre a terra ele adorando ao Senhor, e como satanás não conseguiu o que queria, Deus  abençoou ambos e tiveram em dobro tudo o que perderam.E assim que devemos viver com Deus na presença dEle, temos que estar com nosso esposo em todos os momentos, porque tudo nessa vida passa menos a palavra, as promessas de Deus . Acredite e seje firme, Deus te fará vencer em meio à tribulação!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

3

Enchermos-nos do Espírito Santo


Enchermos-nos do Espírito Santo é a nossa armadura de poder e autoridade em Jesus Cristo,o Senhor nos disse que seríamos revestidos com poder do alto, o Senhor disse: "
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos16:17-18).


Como é se encher do Espírito?
A Bíblia nos diz que somos vasos criados por Deus, o Profeta Jeremias teve uma experiência incrível quando viu o oleiro fazendo um vaso.

Como sabemos se somos cheios do Espírito Santo?
Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão, domínio próprio. 

Nos temos estes frutos em nossa vida?
Para termos a vida cheia do Espírito Santo, temos que conhecer algumas chaves:

A primeira chave é: Temos que nos esvaziar de nós mesmos e de todas coisas ruins em nossa vida.
Amadas (os), o Senhor quer nos encher de Seu Espírito, ele que nos encher da sua água da vida, pois ele mesmo disse em João 4:14 – "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".
Porém, o Senhor nos disse que de uma mesma fonte não pode sair água doce e salgada. Muitas vezes nos enchemos de maus pensamentos, de brigas, rinchas, etc…
Ai pedimos ao Senhor, “Encha-me”, mas será que temos espaço para sermos cheios?
Assim para nos enchermos do Espírito temos que esvaziar nossos corações do pecado.
Mas como esvaziar nos corações do pecado?
Simplesmente reconhecendo e renunciando nossas armaguras, nossos rancores, resumindo renunciarmos tudo que é contrário a Deus e entregar a Deus nossos pecados. 1João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
E se vierem os problemas?
É claro que em nossas vidas sempre aparecem problemas, mas temos que ter a convicção que Deus está no controle de nossas vidas.

A segunda chave para nos enchermos do Espírito Santo é renovar diariamente os nossos pensamentos e nosso coração.
Romanos 12:2 – E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O Senhor nos disse que este mundo tem um sistema, uma forma, um esquema, um estilo de vida o qual ele nos diz para não nos conformarmos com este mundo.
Temos que nos renovar através do Seu poder, deixamos  que a palavra de Deus limpe nossos pensamentos.
Filipenses 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Devemos meditar em Efésios 6 a armadura espiritual.
Todo soldado quando sai para a batalha tem que estar revestido. Os soldados da antiguidade cobriam suas cabeças com capacetes, porque a cabeça, o cérebro, o pensamento é o mais importante em uma batalha, pois sem raciocinar, sem pensar direito o soldado o perde a noção e também a batalha.
O diabo sabe que se ele acertar a nossa mente fica mais fácil de nos vencer, por isso ele fica 24 horas por dia jogando dardos com pensamentos malignos para nos atingir.
Ele pode jogar dardos de incredulidade, de medo, de formicação, de adultério,... depois ele mesmo nos acusa dizendo, olha o que ele está pensando!
Não devemos dar lugar em nossa mente ao diabo, temos que ter bem claro que o diabo veio somente para matar, roubar e destruir, Mas Jesus o nosso Senhor veio para que tenhamos vida e vida com abundância
Quando tivermos pensamentos ruins temos que repreende-los em nome de Jesus e pedir discernimento ao Espírito Santo.
Temos que marcar nosso território, nossa mente, nossa casa nossa família, nossos filhos, nosso casamento, dizendo: satanás, você não tem lugar neste território por que entreguei a minha vida a Jesus Cristo e estou cheio do Espírito Santo.

A terceira chave para vivermos cheios do Espírito Santo é declarando que somos de DEUS!
No Salmo 23 
"O Senhor é o meu pastor..." – Temos que estar seguros que realmente é Deus para ti. É o nosso pastor, Deus é o nosso maior tesouro. "nada me faltará."– Deus é a sua provisão, não importa em que situação se encontra o nosso pais, Deus é quem cuida.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.; – Essa é a nossa posição, como disse em Efésios 1:3 – "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;"
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. – O senhor vai te guiar por toda sua vida, não importa o que passamos neste mundo, mas é ele quem nos guia!!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. – Não importa por onde andemos com ele estamos seguros.Não temerei, é sinal de paz o Senhor é a sua Paz, com Deus não há temor.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, – Deus é quem nos alimenta e coloca nossos inimigos de baixo de nossos pés, mas não esqueça que sua luta não é contra a carne mas contra os espíritos e potestades do mal.
 unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; – Deus é a nosso plenitude todos os dias de nossas vidas, é Ele que nos enche do espírito santo.
e habitarei na Casa do Senhor por longos dias. – Esta é uma promessa que temos de Deus, não importa que se a terra se move, se as coisas trocam de lugar mas temos que estar firmados  em Jesus.

Devemos entregar nossas vidas todos os dias nas mãos de Jesus.
Temos que nos renovar todos os dias através da oração, louvores e adoração a DEUS, Deus vai limpar nossos corações.

Não se esqueça que DEUS é muito valioso para nós!!!   
E vivamos nos enchendo do Espírito Santo!

Deus abençoe SUA VIDA !

quarta-feira, 15 de junho de 2011

2

Esteja disposta a fazer qualquer mudança necessária para o homem de sua vida


Concordamos que homens e mulheres são criaturas TOTALMENTE diferentes: necessidades diferentes, gostos diferentes, a higiene importa, a aparência importa.
O traje de uma prostituta é comentado em Pv. 7, o traje de uma mulher virtuosa é comentado em Pv. 31.
Em Gênesis, vemos que José fez a barba e troucou as vestes porque os egípicios detestavam barbas. Ele queria criar um clima de aceitação no palácio de faraó.
Até mesmo Timóteo foi instruído pelo apóstolo Paulo sobre a aparência e as roupas das mulheres na igreja.
O modo como você se arruma determina o seu desejo

Vamos imaginar uma esposa acenando despedindo-se do marido enquanto ele sai com o carro. Seu cabelo esta enrolado, o roupão parece rasgado, amassado talvez ate faltando um ou dois botões, seu hálito talvez possa não estar agradável, ela esta acenando um adeus, dando a ele uma imagem do que aguardava quando ele voltasse para casa. ( talvez ele pudesse estar ancioso para trabalhar, rs )
Analisando essa imagem podemos ate achar graça, podemos imaginar o pensamente daquele marido só em pensar o que aguardaria quando voltasse do trabalho ... enquanto dirigi lindas mulheres em cartazes , no escritório belas mulheres arrumadas, cheirosas, agradáveis ...
O que quero passar com esse pequeno exemplo ? Que você se torne desejável para o homem de sua vida, para o homem que deseja.
Você é uma mensagem ambulante.As pessoas veem como você está antes de ouvirem quem você é.
O modo que você se arruma determina se você atrai ou afasta.
Até os produtos que você comprar, todos são baseados na aparência !

Faça qualquer mudança necessária hoje que a tornará mais desejável para seu marido.

Seja tratar os dentes, levar as roupas para a lavanderia ou então comprar um batom na cor certa para você ... faça essa mudança AINDA HOJE e seje uma mulher inesquecível para seu marido. !!!

Deus abençoe mulher virtuosa 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

8

As coisas mais lindas da vida...

“As coisas mais lindas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim, sentidas pelo coração”
(umdiariodeadolescente)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

2

A mulher inesquecível está totalmente focada no sucesso de alguém

Rute, foi um dos maiores exemplos de uma mulher inesquecível que se dispôs a investir no presente para assegurar um futuro extraordinário, com base no livro de Mike Murdock - Trinta e um segredos de uma mulher inesquecível, resolvi postar sobre A mulher inesquecível está totalmente focada no sucesso de alguém, o 8° capítulo.

Com base em Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Sempre quando ouvia esse versículo achava que se tratássemos alguém gentilmente esse pessoa também iria me tratar, mas quando li este capítulo Deus também abriu meus olhos e conseguir entender que não é bem assim, até porque as vezes alguém que tratamos bem já nos tratou mal, e como a palavra de Deus não é falha estaria errada... então percebi que Jesus apenas disses que devemos tratar bem as pessoas com amor, respeito, carinho, como gostariamos se ser tratados, mas Deus não falou que essa mesma pessoa que tratariamos desse jeito iria nos tratar também com amor, respeito, carinho ...
Quando você trata alguém bem Deus coloca alguém na sua vida para tratá-la da mesma forma.
Jó orou por seus amigos, foi liberto do próprio cativeiro (Jó 42:10), quando Abraão se concentrou no sucesso do sobrinho Ló, Deus se envolveu no sucesso de Abraão.

Por isso querida é importante que você esteja totalmente voltada para ajudar alguém a alcançar seus sonhos e objetivos, é necessário... Alguém deverá ter sucesso por causa de sua vida,  quem será ??
   Rute foi uma mulher inesquecível, ela descobriu isso e fez, por isso amada, seje inesquecível ou pelo seu filho, esposo, algum familiar, seje que nem Rute.





 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

3

Indicação da amiga SUSY HART - Menina dos olhos de Deus

  Hoje fiquei muito feliz, minha amiga Susy Hart - menina dos olhos de Deus me presenteou com um selinho de indicação, ela recebeu de sua amiga Rosangela Moura.
 
                                                

Eis as regrinhas que acompanham o selinho:
- Exibir o selo em seu blog junto com as regras.
- Postar o link do blog de quem ofereceu.
RECEBA O  MEU CARINHO
por Susy Hart


MINHAS INDICAÇÕES:
(Retribuindo o carinho)  
  Fico muito feliz por saber que em meio à tantas coisas que o mundo oferece de errado, tem pessoas que continuam firme na palavra de Deus. Continuem assim que Deus venha a lher abençoar mais e mais...
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura ( Marcos 16:15)
 Obrigada Susy pelo carinho, que Deus continue lhe abençoando

quarta-feira, 1 de junho de 2011

7

"a minha alma está triste até a morte".


O sofrimento humano tem várias nuances e muitos aspectos, assim como também inúmeras fontes causadoras. Poderíamos dizer que são duas as principais origens: a interior e a exterior.
Alguns motivos de tristeza não são identificáveis. Alguém pode dizer que está triste e não saber por quê. Não conseguindo identificar de onde vem, nem a razão da tristeza.  Sem motivos aparentes podemos nos entristecer até o extremo da depressão. Por vezes ficamos deprimidos por varias coisas e a tristeza se torna notória e indisfarçável, a ponto de perdermos até a vontade de viver.
                Existem motivos internos, como os sentimentos negativo, que nos fazem sentir ingratidão, solidão, desprezo, negligência ou outro sentimento qualquer que mexa com nosso “ego”. Também por vezes nossa imaginação dá asas aos pensamentos e tiramos conclusões as mais complexas e passamos a viver com idéias fixas e pensamentos inadequados.
QUAL A RAZÃO DE TANTAS TRISTEZAS?
                Muitas vezes não sabemos dizer qual o motivo de tanta tristeza em nossa vida, quais são os fatores que motivaram nosso estado de melancolia e até de angústia. Por vezes só nos lamentamos, reclamamos e estamos nos afundando numa esfera sombria de dor da alma.
                Precisamos ver se nosso estado interior de excitação, de ansiedade, de inconformismo, de superioridade, de vaidade, de inveja, de ódio e de soberba não nos fazem sofrer, porque, queremos nos colocar no centro de todas as atenções, como se fossemos os mais importantes e indispensáveis no mundo. Precisamos nos perguntar: “O que está se passando dentro de mim” ?
                Nos entristecemos interiormente também devido às fontes externas, alguém nos faz sofrer e em virtude de nossa fragilidade, ou de nossa dedicação aos outros, ou ainda devido o estresse ao qual estamos submetidos, e além disso também a maldade dos corações ao nosso redor, nós penamos, e nos entristecemos muito, mas o perdão total restaura a alegria.
O estresse nos faz perder serotonina e o grau de ansiedade cresce, a irritabilidade aumenta, chegando mesmo a agressividade. Quando estamos tristes entristecemos os outros porque passamos a não dominar nossa agressividade.
Certamente todos nós já fomos atingidos pela dor causada por um amigo, irmão de sangue ou de fé, colega ou companheiro de trabalho, e então, ficamos tristes.
As causas externas da tristeza são advindas, muitas vezes também, da forma pela qual nós as tratamos interiormente, isto é, fica na dependência de como resolvemos internamente, cada conflito externo. Quando nos sentimos triste, angustiados, apavorados e aflitos, o que fazer?
Nós sempre podemos fazer algo para mudar nossa tristeza em alegria. O ensino de Jesus no Jardim é absolutamente relevante, Ele disse:- Então chegaram a um lugar chamado Getsêmani, e disse Jesus a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu oro. A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai”.
Seu sofrimento era de origem externa, devido os meus pecados e os de todos: O PECADO DA HUMANIDADE. Veja como ele agiu.
1.       Examinou a razão de seu sofrimento.
2.       Pediu que seus discípulos vigiassem e orassem.
3.       Orou Ele mesmo, disse aos discípulos: sentai aqui, enquanto eu oro.
4.       Entregou tudo nas mãos do Pai.
5.       Buscou unicamente fazer a vontade de Deus.
6.       Nos deu o perdão absoluto.
Devemos buscar a nossa alegria perdida aos pés de Cristo e pela graça do Salvador que nos perdoou conseguiremos a alegria de nossa alma, amando e perdoando os outros também.               

 PASTOR PAULO ROBERTO SÓRIA